20/05/2022 | Leanderson Alves Pereira
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DOS TRANSPORTES TERRESTRES DE RONDONÓPOLIS E REGIÃO.
Nós brasileiros fomos surpreendidos pela pandemia do coronavírus, e nesse momento presenciamos inúmeros profissionais que unidos estão buscando prevenir, salvar, cooperar com a vida de milhares de pessoas.
Os trabalhadores do transporte fazem parte desse grupo, e as transportadoras e outras empresas do setor, nossos motoristas, o pessoal de operação entendem que apesar do medo, da insegurança o país novamente precisa contar com o trabalho desses profissionais. O abastecimento principalmente aos mercados, hospitais, farmácias, indústrias, postos de combustíveis, entre outros serviços essenciais necessitam da coragem e compromisso desses profissionais que não podem deixar o Brasil parar e sua população sofrer.
O STTRR em contato com as transportadoras, e outras empresas do segmento têm destacado a importância que ambas ofereçam condições seguras para que os trabalhadores possam exercer seu ofício nesse momento de crise, mas de muita luta.
Estamos acompanhando as notas oficiais do Ministério da Saúde; da Secretaria especial de Previdência e Trabalho; do Ministério da Infraestrutura; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Governo do Estado de Mato Grosso, e da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, a fim de tomarmos as medidas cabíveis e coerentes.
Em conformidade com o exposto, destacamos a fala do Ministro da Infraestrutura e a nota do Ministério:
“É uma medida objetiva no sentido de garantir uma maior proteção ao profissional de transportes. Temos a missão de garantir o abastecimento e a circulação de bens no país e, para isso, precisamos cuidar destes profissionais, evitando ao máximo esse tipo de contato. A fiscalização se dará no momento do embarque”, explicou Tarcísio.
SERVIÇOS ESSENCIAIS – Após a primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Transportes, Governo Federal e estados concordaram em garantir a livre circulação do transporte de cargas em rodovias. Para isso, decretos estaduais que suspendem atividades econômicas estão sendo ajustados para garantir serviços essenciais ao setor, como borracharias, oficinas e pontos de alimentação nas rodovias. Espírito Santo, Alagoas e Maranhão já editaram novos decretos, que foram adequados à deliberação do colegiado.
Nossa equipe do STTRR estará disponível para oferecer o suporte necessário a todos integrantes da nossa categoria, e temos fé, e confiança que juntos iremos atravessar esse momento difícil que o mundo atravessa, e que em breve tudo será superado e voltaremos a normalidade.
Por fim, suspendemos nosso atendimento presencial ao público, e colocamos nossos canais de comunicação a disposição, e nossa dedicação em ajudá-los. Telefone fixo: 6634235136, Sindzap: 66999819735.
Rondonópolis, 23 de março de 2020.
Cordialmente
LUIZ GONÇALVES DA COSTA
Presidente